sexta-feira, 5 de março de 2010

Japonês papa chibé



Por Adílson Silva

Aproveitando a efeméride, na qual se comemorou 80 anos de imigração japonesa na Amazônia, aconteceu no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o festival Matsury¹, o qual moveu mais de 15 mil pessoas em setembro do ano passado, com o objetivo de divulgar aos paraenses (que ainda não conhecem muito sobre os japoneses) os costumes e a cultura da comunidade nipônica. O evento contou com varias atrações (muitas delas internacionais) como cantores, grupos de dança, de teatro, entre outros. No entanto, para entender melhor a história da comunidade Nikkei na Amazônia, faz-se necessário também situar o momento histórico da imigração japonesa.
Basicamente o período de imigração dos japoneses no país iniciou-se no ano de 1920, período esse em que os japoneses chegam ao Brasil com esperança de melhores condições de vida, investindo primeiramente nas atividades de agricultura, principalmente na cidade de Tomé-Açu, considerada como uma das regiões mais produtivas em que os japoneses se concentram até hoje, o que os tornam responsáveis, em grande parte, pela economia do Estado. Sua principal produção era a pimenta-do-reino², além de destaque em outras áreas como mineração e na extração do setor madeireiro.
O principal fator que proporcionou o progresso traduziu-se em inovações na forma de plantio que foram estabelecidas pelos japoneses, as quais foram muito bem aceitas pelas pessoas que já habitavam a área antes deles, sem falar que essas técnicas contribuíam muito prevenção do meio ambiente, uma vez que limitavam as queimadas. As figuras históricas responsáveis pela entrada da pimenta-do-reino, a fortificação de sua produção entre outros elementos, foram: Makinossuke Ussui (que trouxe o produto para o país), Ryota Oyama Tsukata Uetsuka, (ex-deputado japonês que coordenou a imigração no Amazonas) e Hashiro Fukuhara (líder da chegada dos imigrantes no Pará)
Outra área que os japoneses se destacaram foi na fruticultura. Eles deram início a essa outra atividade por volta de 1990, sendo considerados precursores na produção de cupuaçu, açaí, mangostão e rambutã; alem de trazerem novas iguarias como noni, durian, mamão e havaí, entre outras. Apesar disso, a grande produção encontrou-se mesmo na pimenta-do-reino, que alcançou o lucro de US$78 milhões na exportação em 2007. Com a iniciativa dos japoneses em aprimorar a tecnologia agrícola, a produção sofreu grandes mudanças, incentivando os demais produtores a buscarem novas formas de aprimoramento no que tange ao processo de produção agrícola, mediante pesquisas cientificas que se iniciaram em 1970, criando assim uma solidificação no setor empresarial da agricultura.
O processo de imigração nipônica foi tão intensa que a terceira maior colônia de japoneses encontra-se no Pará, dividida entre as cidades de Tomé-Açu, Santa Izabel e Castanhal, cidades que sempre fazem eventos em certos períodos do ano para comemorar suas produções, as datas comemorativas do Japão, etc. Como exemplo tem-se o festival do sushi que acontece anualmente na cidade de Santa Izabel. Já na cidade de Tomé Açu ocorre o festival do Bom Odori, festival muito interessante em que no final da festividade, todos se reúnem em volta de uma torre para dançar como uma forma de celebração (que não tem hora para acabar) e agradecimento por um ótimo ano que passou, a dança sendo acompanhada pelo som do taiko.
Além dos festivais, a colônia japonesa apresenta musicas tradicionais como o enka, danças como o tradicional yosakoy soran (festivais de dança realizados freqüentemente no Japão); sua percussão de tambores japoneses (taiko), além de comidas típicas que normalmente são muito apreciadas também pelos paraenses.
O melhor de tudo é que se alguém tiver interesse em conhecer e mesmo em se envolver na cultura Nikkei, basta procurar a Associação Pan Amazônica, uma espécie de representante do Japão no Pará que organiza muitos eventos tradicionais no afã de aumentar os laços entre a cultura paraense e os costumes nipônicos..

1- http://madeinjapan.uol.com.br/2009/03/07/80-anos-de-imigracao-japonesa-na-amazonia/
2- http://9dadesanimes.blogspot.com/2009/09/para-celebra-80-anos-de-imigracao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário